quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mercedes W110 em Lisboa


Este magnífico Mercedes 190, também designado pelo nome interno da marca como Mercedes W110, foi fotografado em pleno andamento pelo nosso novo colaborador Al Igátor, em Lisboa.

Este modelo recebeu na Alemanha a alcunha de Heckflosse, "cauda de barbatana", devido à sua traseira com traços de barbatana, de inspiração americana.

Foi fabricado entre 1961 e 1968, tendo sido produzidas 628 282 unidades, com motores entre os 1,9 e os 2,3 litros.

O exemplar fotografado constitui um brilhante clássico, sem margem para dúvidas, parecendo encontrar-se em muito bom estado de conservação.

DKW Auto Union 1000 vermelho em Sintra





Este raro DKW Auto Union 1000 vermelho descapotável foi fotografado em Sintra, num local de venda de automóveis antigos, pelo nosso colaborador cubalense. Encontrava-se em estado razoável de conservação, com algumas marcas do tempo na pintura.

A marca DKW deixou de ser independente em 1932, tendo-se nesse ano fundido com a Audi, a Horch e a Wanderer para juntas formarem a Auto Union. A Auto Union viria a pertencer à Daimler-Benz entre 1957 e 1964, tendo depois sido adquirida pela Volkswagen. Em 1966, a marca DKW deixou de ser comercializada, tendo a marca Auto Union como um todo sido substituída pela Audi AG.

No logotipo da Auto Union, é possível reparar nos 4 círculos unidos, que representam as quatro marcas que lhe deram origem. Este logotipo é ainda hoje usado pela Audi.

Este modelo em particular foi produzido entre 1958 e 1965, com motores de dois tempos e 3 cilindros, com 981 centímetros cúbicos.

Note-se, ainda, o velocímetro, de características invulgares, não oferecendo a forma circular habitual mas sim uma original forma vertical.

O exemplar fotografado constitui sem dúvida um grande clássico.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Renault 4 descapotável amarelado na Outurela


Este Renault 4 descapotável foi fotografado na Outorela, antes e depois de um magnífico repasto de trabalho estival, sendo possível observar as mudanças cromáticas e luminosas.

Encontrava-se em bom estado de conservação.

Volkswagen pão de forma azul e branco em Oeiras





Foi fotografado em duas ocasiões diferentes este histórico Volkswagen pão de forma azul e branco, pelo nosso colaborador cubalense, em Oeiras.

Encontrava-se em bom estado de conservação. Agora no verão, que se desenrola à data deste artigo, vêem-se mais do que no inverno, curiosamente.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Polski Fiat 125p branco em Cracóvia



No largo da estação central de Cracóvia, com uma máquina Vidal Sassoon de 35 mm, num dia de Outono, foi fotografado este fabuloso e autêntico Polski Fiat 125p.

Este modelo foi fabricado com base no Fiat 125, por acordo entre a italiana Fiat e a polaca comunista Fabryka Samochodów Osobowych (FSO). O modelo polaco apresentava algumas simplificações em relação ao original, sendo, por exemplo, bastante notória a diferença entre os quatro faróis dianteiros redondos, em substituição de dois faróis quadrados.

A sua longa produção teve lugar entre 1967 e 1991. Foram fabricadas 1.445.699 unidades. A partir de 1983, no fim do contrato com a Fiat, este modelo passou a ser produzido com a designação FSO 125p 1500/1300.

Um clássico inolvidável.

domingo, 18 de julho de 2010

Mini verde em São Domingos de Rana

De cor verde, este Mini da última geração clássica foi fotografado em São Domingos de Rana, num dia soalheiro.
Apresentava-se cintilante, em bom estado de conservação.

Mercedes 300D prateado em Miraflores


Foi fotografado em Miraflores, este impecável Mercedes 300D prateado. Encontrava-se em excelente estado de conservação, refulgente.

Um clássico que ainda vai aparecendo de quando em vez nas estradas portuguesas.

Renault 4 branco em Tires


Mais um Renault 4 branco capturado. Este exemplar, em concreto, encontrava-se estacionado em Tires, sobre calçada portuguesa, em estado moderado de conservação, apresentando já algumas marcas da ditadura do tempo.

Este modelo continua a ser um dos clássicos mais comuns das estradas e dos estacionamentos portugueses.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Citroën Méhari branco em Carcavelos






Mais uma contribuição cubalense, materializando-se desta vez num estival Citroën Méhari branco em bom estado, aparentando uso regular. Ideal para os tempos quentes que à data desta publicação transcorrem. Este exemplar foi fotografado em Carcavelos.

Um clássico inolvidável, cujo anúncio promocional de há décadas atrás teve a mão e a voz de José Cid.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ford Cortina branco na A5

Outrora muito comuns nas estradas portuguesas, são hoje muito raros veículos como este Ford Cortina branco, da primeira geração, fotografado na A5, junto a Linda-a-Velha. Encontrava-se em espectacular estado de conservação, deslocando-se como se de um automóvel mais recente se tratasse.

A primeira geração do Ford Cortina, à qual pertence este exemplar, foi fabricada entre 1962 e 1966, pela Ford inglesa. A produção ascendeu às 933 143 unidades.

Um clássico em grande, que o fotógrafo se lembra de ver amiúde quando era pequeno.

MG MGB vermelho em Alfragide






Este magnífico MG MGB foi fotografado em Alfragide, pelo nosso colaborador cubalense. Encontrava-se em belíssimo estado de conservação.

Este modelo foi fabricado entre 1962 e 1980 pela marca britânica, tendo sido produzidas 399 070 unidades, com motores de 1798 cc.

Um clássico estival, igualmente bom com capota ou sem capota.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Renault 4 verde alface em Lisboa


Mais um destes populares clássicos, desta vez com um tom original, a combinar com o jardim.

Autocarro KФC em São Petersburgo


Este clássico autocarro Russo mostrando KФC e KFC, homenageando a cadeira norte-americana de frango frito, foi fotografado em São Petersburgo, na Rússia, junto a um estupendo hotel, com papel de parede antigo.

Se alguém souber qual é modelo exacto, pode manifestar-se.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

BMW 502 branco na Parede






Este fabuloso e raro BMW 502 branco foi fotografado na Parede, pelo nosso colaborador cubalense. Encontrava-se em soberbo estado de conservação, fazendo jus à sua designação popular de anjo barroco (no original alemão: „Barockengel“).

Como motores V8 de 2,5 e 3 litros, este modelo de luxo foi fabricado entre 1954 e 1964. Foi ao mesmo tempo contemporâneo e sucedâneo de um modelo similar, o 501, de aspecto exterior semelhante, mas com motores menos potentes e interiores menos luxuosos. O 501 foi o primeiro BMW a ser fabricado na RFA após a segunda guerra mundial, tendo sido produzido entre 1952 e 1964.

domingo, 11 de julho de 2010

Renault 4 branco na Parede



Este clássico Renault 4 branco foi fotografado na Parede, perto do ancestral restaurante dos viveiros da Madorna.

Encontrava-se em estado razoável de conservação, apresentando já algumas marcas evidentes da inexorável passagem do tempo, nomeadamente alguns pontos de ferrugem.

Carrinha Volvo 240 branca na Parede





Esta clássica carrinha Volvo 240 branca foi fotografada estacionada sobre uma calçada portuguesa, na Parede.

Apresentava a particularidade de ser um veículo misto, apenas para dois passageiros, com uma bagageira de grandes dimensões. A atestar este facto é possível observar dois pormenores: o dístico proibindo a circulação a mais de 80 km/h, na parte traseira, e os pesos máximos, apostos no pára-lamas dianteiro esquerdo.
Encontrava-se em bom estado geral de conservação.

sábado, 10 de julho de 2010

Carrinha Datsun Sunny na Parede


Mais um veículo fotografado na Parede, desta feita uma clássica carrinha Datsun Sunny B210 (120Y) prateada. Encontrava-se em muito bom estado de conservação, aparentando uso regular quotidiano.
Este modelo foi fabricado entre 1973 e 1983.

Opel Kadett B amarelo na Parede

Na povoação denominada Parede, no concelho de Cascais, foi fotografado este Opel Kadett B amarelo. Encontrava-se em bom estado aparente de conservação.

Esta geração do Opel Kadett foi fabricada entre 1965 e 1973, tendo sido vendidas 2.691.300 unidades.

Mercedes 240D preto em Lisboa



Mais um resistente Mercedes 240D, desta vez fotografado em Lisboa. Constituindo um dos carros preferidos dos taxistas lisboetas, este exemplar encontrava-se em bom estado geral de conservação, aparentando uso privado.
Deverá ter sido fabricado em finais dos anos 70, de acordo com a matrícula.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Citroen 2 Cv em Oeiras



Mais um belo 2Cv foi visto em Oeiras. Este modelo foi produzido pela marca francesa entre 1948 e 1990 e tinha motorizações entre os 375 e os 602 centímetros cúbicos.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Polski Fiat 126p azul em Cracóvia


Numa tarde de Outono, foi fotografado este magnífico Polski Fiat 126p azul em Cracóvia, na Polónia. Circulava em boa forma, assim como muitos outros dos seus primos, habitantes frequentes das estradas polacas.

A ímpar longevidade do seu fabrico deve-se ao período comunista que a Polónia atravessou: foi fabricado entre 1973 e 2000. Devido ao seu preço baixo, tornou-se muito popular naquele país nos anos 80. O seu tamanho reduzido trouxe-lhe a alcunha Maluch, "o pequenino". Esta alcunha tornou-se tão generalizada, que o produtor a adoptou como nome oficial do veículo.

Um clássico com alma, que se mistura com os tempos modernos na Polónia.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Pão de forma amarelo em Oeiras






Mais um veículo copiosamente fotografado pelo nosso colaborador cubalense. Desta feita, uma carrinha Volkswagen Kombi amarela, popularmente conhecida como pão de forma, capturada em Oeiras.

A matrícula antiga aparentava datar de 1975, após comparação com outra conhecida dessa altura, com as mesmas letras iniciais. Ostentava óptimo estado de conservação geral, incluindo o pneu frontal de reserva dentro do seu estojo branco. Um grande clássico.