sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Carrinha Volkswagen Passat vermelha em Dublim


Num parque de estacionamento, não muito longe do centro de Dublim, na República da Irlanda, assomou a carrinha Volkswagen Passat vermelha que é possível observar na foto.

O exemplar em questão pertence à segunda geração do modelo, fabricada entre 1981 e 1988, também conhecida como Volkswagen Passat B2.

Aparentava uso regular e estado razoável de conservação. Naturalmente, apresentava o volante do lado direito.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mercedes W108 280 SE verde em Dublim



Numa movimentada rua de comércio de Dublim, na Irlanda, fez-se fotografar o magnífico clássico Mercedes W108 280 SE verde que as imagens permitem contemplar.

Apresentando volante à direita, caixa automática e antiga matrícula britânica, aparentava um estupendo estado de conservação.

Este modelo foi fabricado entre 1967 e 1972, tendo sido produzidas 91 051 unidades.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Austin FX4 preto na capital da Irlanda do Norte


No centro de Belfast, a capital da Irlanda do Norte, foi capturado mais um Austin FX4, ao serviço de uma frota de táxis local.

A matrícula, embora pertença ao Reino Unido, indica que o carro não foi matriculado na Irlanda do Norte, mas muito provavelmente na Inglaterra. Na Irlanda do Norte, as matrículas apresentam 3 letras e 4 algarismos, em vez de 1 letra+3 algarismos+3 letras, como na Inglaterra.

O veículo encontrava-se em aparente esplêndido estado de conservação, com o seu proverbial volante à direita.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Austin FX4 preto com anúncio em Belfast

Em Belfast, na Irlanda do Norte, assomou o Austin FX4 preto que é possível observar em primeira plano na imagem, com um anúncio futebolístico pintado. Mais adiante, é possível observar um outro exemplar, também preto. Ambos desempenhavam o papel de táxis, junto a um centro comercial.

Encontravam-se em utilização quotidiana, em excelente estado de conservação. Não devem ser confundidos com o modelo mais recente, que é possível observar do lado direito, em cima, do lado oposto da estrada.

Tratando-se de veículos destinados a circular na Irlanda do Norte, apresentavam, naturalmente, volante à direita.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Škoda 120 vermelho em Úštěk


Mais um clássico Škoda 120 vermelho comunista, desta feita encontrado estacionado numa zona residencial de Úštěk, na República Checa.

Aparentava uso regular e um estado de conservação bastante razoável.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Wartburg 1.3 amarelo torrado em Litoměřice


Em Litoměřice, na República Checa, encontrava-se estacionado o clássico comunista Wartburg 1.3 amarelo torrado que é possível observar na imagem.

Constituindo uma evolução do Wartburg 353, este modelo foi fabricado nos últimos três anos da marca da RDA, entre 1988 e 1991.

O exemplar capturado apresentava-se em bom estado de conservação.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Trólei branco e vermelho em Ústí nad Labem


Em Ústí nad Labem, na República Checa, circulam ainda tróleis vermelhos e brancos clássicos como este, que é possível observar na imagem, fotografado em andamento.

De marca desconhecida, aparentava antiguidade e uso quotidiano, apresentando muitos passageiros no seu interior.

Em Portugal, estes veículos elétricos circularam no Porto até 1997. Em Coimbra, circulam até aos dias de hoje.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Škoda 120 branco em Ústí nad Labem


O histórico Škoda 120 branco comunista que é possível observar na imagem foi fotografado em Ústí nad Labem, na República Checa.

Encontrava-se estacionado, em bom estado, aparentando uso quotidiano.

Este modelo foi produzido na extinta Checoslováquia entre 1976 e 1990.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Wartburg 353 verde em Děčín


Testemunho histórico da produção automóvel do bloco comunista do leste da Europa, o magnífico Wartburg 353 verde que é possível observar nas imagens foi capturado em andamento, numa rua próxima do centro de Děčín, na República Checa.

Aparentava bom estado geral de conservação e uso quotidiano.

Este modelo foi produzido pela marca da RDA entre 1966 e 1988, constituindo o mais duradouro da marca.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Carrinha Trabant branca em Děčín


Foi fotografada estacionada em Děčín, na República Checa, a comunista carrinha Trabant branca que é possível contemplar na imagem, estacionada ao lado de um dos numerosos Škodas daquela cidade e daquele país.

Aparentava bom estado geral de conservação e uso regular, apresentando uma matrícula checa moderna.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Trabant azul claro em Dresden


O espantoso Trabant azul que é possível observar nas fotos foi fotografado a poucos metros da Igreja de Nossa Senhora de Dresden ("Frauenkirche", em alemão), destruída em consequência de um violento bombardeamento aliado em 1945 e reconstruída ao longo de mais de uma década, após o fim da RDA.

Na parte traseira do clássico veículo, é possível observar ainda o símbolo DDR ("Deutsche Demokratik Republik"), necessário na improvável eventualidade de se deslocar ao estrangeiro, no tempo da RDA. A matrícula PIR, já da RFA, refere-se a Pirna, pequena cidade junto à fronteira com a República Checa.

No vidro traseiro, encontra-se também um elogio à fraca potência de 26 cavalos do carro comunista, produzido entre 1963 e 1991.

Note-se ainda que nas lojas de recordações de Dresden é possível encontrar a chamada "Trabi Senf" (mostarda Trabant), com corante azul, precisamente da cor do exemplar nas imagens.